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Gestão horizontal de uma empresa: como funciona

14 agosto 2019

A maior parte das pessoas foi formada com a mentalidade de que entrar numa empresa é adequar-se a uma estrutura organizacional em pirâmide. Neste ambiente, quem ocupa os mais altos cargos planeia e toma as decisões; quem tem menos responsabilidades executa e age com autonomia limitada. No entanto, este facto está a mudar com as organizações que adotaram a gestão horizontal em detrimento da vertical.

Neste conceito moderno de organização, as barreiras hierarquicas estão muito esbatidas.E quanto mais as pessoas puderem relacionar-se de igual para igual, mais produtivos, dinâmicos e espontâneos se tornam os processos.

A Morning Star, a maior empresa de transformação de tomate do mundo, por exemplo, não tem uma hieriarquia rigida: ninguém está acima de ninguém. Esta é a mesma situação da Gore, empresa criadora do Gore-Tex, tecido impermeável que revolucionou a indústria de produtos de desporto, com mais de 10 mil associados.

Gestão horizontal implica cooperação

A ausência de uma hierarquia tradicional, no entanto, não quer dizer que cada colaborador faz o que quer, isoladamente, sem projetos e metas colectivos. Gestão horizontal implica colaboração mútua, troca de ideias, possibilidade de opinar e também abertura para receber a opinião dos colegas. Tudo em busca de resultados individuais que se adicionam para um excelente resultado do grupo.

Em empresas horizontalizadas, os colaboradores têm fácil acesso aos administradores e ao número reduzido de gestores. Seja por ter o número de telefone direto de cada um deles, seja pela própria distribuição do espaço físico do ambiente de trabalho. Nesses sítios, divisões muito separadas de salas e mesas são quase sempre exclusivas para reuniões e conversas mais reservadas.

Desafios que compensam

Não há uma receita que sirva a todas as companhias e fluxos de trabalho. A gestão horizontal pode trazer desafios ligados ao mau uso da autonomia e à incerteza de papéis entre os colaboradores. Mas os resultados em empresas que assumiram o risco de crescer de modo mais rápido e menos burocrático mostram que esse novo modelo organizacional veio para ficar.

No Siimgroup, um dos maiores grupos de consultoria imobiliária de Lisboa, os consultores têm acesso direto e constante aos seus brokers (directores de loja) e restantes administradores. A partilha de ideias entre consultores, staff e brokers pode acontecer diariamente, por meio de um grupo de mensagens no WhatsApp com os contactos de todos os membros de cada loja. O contacto directo com administração do grupo, nas suas multiplas valências de especialização, está à distancia de um simples telefonema, ou mesmo pela via presencial, estando as portas sempre abertas. Isso reflete-se numa comunicação mais rápida e numa gestão menos burocrática

Saiba mais sobre a metodologia de trabalho do Siimgroup: www.siimgroup.pt/recrutamento/

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