Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Notícias

Praça de Espanha em 2020 será mais verde e com menos carros

20.02.2019 - Idealista

Em 2020, a Praça de Espanha, em Lisboa, será outra. O trânsito e os carros darão lugar a um parque verde com quase cinco hectares, muito semelhante ao Jardim da Estrela, com espaços de recreio, lazer e desportivos. As obras no centro da capital começam dentro de meses e devem estar concluídas no próximo ano, quando Lisboa será "Capital Verde da Europa". As mudanças deverão custar seis milhões de euros à autarquia.

O futuro parque Urbano da Praça de Espanha, da autoria do atelier de arquitetura paisagista NPK - projeto vencedor do concurso internacional de ideias -, terá acesso direto aos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, através de uma ponte pedonal que fará a ligação.

“Contamos que as obras estejam concluídas no próximo ano, em 2020”, disse Fernando Medina esta segunda-feira (11 de fevereiro de 2019) na apresentação pública da proposta vencedora do concurso para a requalificação do espaço. 

“Reforçamos as ligações pedonais, ciclovias, o sistema de transporte público”, esclareceu, adiantando que “por cada mil pessoas que possam mudar do automóvel para transportes públicos e bicicleta são menos cinco quilómetros de filas na cidade.”

Mais de 630 novas árvores

O parque urbano terá a dimensão de cerca de 5 hectares, uma área equivalente à do Jardim da Estrela - também no centro da capital - e irá contemplar a plantação de mais de 600 novas árvores. Vai contar ainda com parques infantis, esplanadas e quiosques. Para o autarca de Lisboa, este projeto é o “símbolo de uma cidade em transformação no caminho da sustentabilidade ambiental” e uma marca da “Lisboa do futuro”.

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, anunciou, por seu lado, que será lançado “em breve um concurso de ideias para a extensão do Parque Gulbenkian para o seu vértice sul”, que deverá estar concluída “pouco tempo depois do Parque Urbano da Praça de Espanha”.