pesquisa actualidades

Relatório - Mercado Imobiliário - Março

02 abril 2018

Número e valor das vendas de habitações

Em 2017 transacionaram-se 153 292 alojamentos, o valor mais elevado dos últimos nove anos. Por comparação com o ano anterior, foram vendidas mais 26 186 habitações (20,6%). O valor das vendas das habitações, em 2017, ultrapassou os 19,3 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de mais de 4,5 mil milhões (30,6%) por comparação com o ano anterior. Nos últimos quatro anos o valor das transações de alojamentos mais do que duplicou, sendo que o número de transações aumentou 82%, entre 2014 e 2017.

Indicador do número e do valor de vendas de alojamentos, total nacional, existentes e novos, 2014 - 2017

No último trimestre de 2017 foram vendidas 42 445 habitações, mais 8 106 transações do que em idêntico período do ano transato. A taxa de variação observada (23,6%) foi a mais elevada de 2017. As habitações transacionadas nos últimos três meses de 2017 totalizaram aproximadamente 5,6 mil milhões de euros, mais 37,8% em termos homólogos. A Área Metropolitana de Lisboa foi a única a incrementar a sua importância relativa todos os anos, passando de uma quota de 41,9%, em 2013, para 48,2%, em 2017

Números RE/MAX
A RE/MAX encerrou o ano de 2017 com um valor total de imóveis transaccionados na ordem dos 3,3 mil milhões de euros, relativos a cerca de 60 mil transações.

Crescimento de preços acelera em 2017

O Índice de Preços da Habitação (IPHab), divulgado pelo INE, apresentou uma variação média anual de 9,2%. O aumento observado excedeu em 2,1 pontos percentuais (p.p.) o ritmo de crescimento registado em 2016.

De acordo com o Índice de Preços de Habitação do Confidencial Imobiliário, assistiu-se em todo o país a uma aceleração da subida de preços (12.8% em 2017 vs 5.6% em 2016). Esta subida traduz o alargamento da peneração de preços à generalidade das grandes cidades e respectivas áres metropolitanas. Em sentido contrário, o índice CI-CH, que mede a evolução dos preços nas zonas de Lisboa onde a reabilitação urbana está mais presente, apresentou o aumento mais fraco (5,8%), dos últimos 5 semestres. Note-se que este índice valorizou 77% nos últimos 3 anos.

Investidores estrangeiros vs nacionais

Lisboa e os concelhos vizinhos de Cascais, Sintra e Oeiras foram considerados em 2017 pela Emerging Trends in Real Estate Europe como a sétima melhor cidade da Europa para investimento imobiliário. Esta área é a principal fonte de investimento estrangeiro em Portugal. No que toca aos investidores estrangeiros, em 2017, foram os brasileiros que mais investiram no imobiliário em Portugal. Em 2016, os estrangeiros com maior peso foram os franceses, contra os chineses em 2015. Lisboa e Faro são os distritos com maior número de investimentos realizados por clientes internacionais. Apartamentos T2 e T3 até 400.000€ são as apostas mais comuns destes consumidores.

Apesar do peso do investimento estrangeiro, são os clientes nacionais continuam a representar a maior quota dos negócios, como é observável no seguinte quadro:

Já a estatística divulgada pela APEMIP reforça a importância dos brasileiros e franceses, com a novidade destes últimos ultrapassarem os ingleses, como principais investidores no Algarve.

Preferência dos apartamentos faces às moradias

Os apartamentos são o tipo de imóvel preferido dos investidores em território nacional, ao representarem 63% das transações imobiliárias realizadas. Nesta percentagem, são os T2 e T3 que lideram as escolhas de compradores (43%) e inquilinos nacionais (31%) no total registado.

APEMIP prevê crescimento de 30% no sector imobiliário

  • Alojamento local continuará a crescer porque ainda não há capacidade de alojamento para dar resposta ao crescente turismo
  • Nova construção: cerca de 12.000 fogos licenciados em 2017
  • Bancos a conceder cada vez mais crédito a promotores
  • Bancos emprestaram 8 mil milhões para habitação a particulares em 2017 e têm objectivos mais ambiciosos para 2018

Transacções de relevo

O quarteirão da Pastelaria Suíça, na Praça do Rossio, foi vendido à empresa espanhola Mabel Capital por 62 milhões de Euros. A área total dos imóveis é de 12 mil metros quadrados e o objectivo é transformá-los num hotel de cinco estrelas, com 106 quartos, duas salas de reuniões, um health club com piscina, um restaurante e uma sala de chá.

Forte crescimento nos indicadores avançados no segmento habitação

2017 foi um ano marcado por fortes crescimentos nos principais indicadores do segmento da habitação: número de transações, valor do preço por metro quadrado, existência de novos players de mercado, concessão de licenças pelas Câmaras, número de fogos novos licenciados, consumo de cimento no mercado nacional, entre outros.
As licenças emitidas pelas Câmaras Municipais para construção e reabilitação de edifícios habitacionais aumentaram para 11.825 (mais 14,7% face ao ano anterior) e o número de fogos novos licenciados cresceu 22,6% para 13.918, valor que corresponde ao registo mais elevado dos últimos 6 anos.

Tempo médio para venda de imóveis residenciais | Dezembro 2017

 

País pequeno. Grande variação de rendas

Os valores de arrendamento em Portugal variam entre os 2,66 euros por metro quadrado, no município de Bragança, e os 9,62 euros em Lisboa.

O Norte e os Açores englobam as zonas mais baratas do país para arrendar casas. Já as mais dispendiosas, para além de Lisboa, são o Algarve e a Madeira.

NOTÍCIAS

Siimgroup premiado na Convenção Internacional da RE/MAX

Decorreu, no inicio do mês, a Convenção Internacional da RE/MAX, onde estiveram presentes mais de 6000 agentes e brokers provenientes de cerca de 60 países do mundo. Foi a 45ª edição deste evento, que decorre anualmente em Las Vegas. A RE/MAX Portugal foi premiada com o primeiro lugar em retenção de agentes e considerada a região nº1 no mundo pelo terceiro ano consecutivo.
Foi com enorme orgulho que o Siimgroup assistiu à subida ao palco de alguns dos seus consultores, que foram distinguidos a nível mundial.

Missão empresarial em Belo Horizonte

Entre os dias 7 e 12 de Março, o Siimgroup realiza ou uma Missão Empresarial em Belo Horizonte, a 3ª maior cidade do Brasil.

Durante estes dias, os brasileiros que procuram Portugal como destino de investimento foram confrontados com as vantagens de apostar no sector imobiliário do nosso país. Para além disso, aconteceram reuniões com operadores imobiliários locais, que tradicionalmente mantêm relações de maior proximidade com candidatos a este tipo de investimentos.

Esta missão empresarial foi uma excelente oportunidade para a promoção dos imóveis que o Siimgroup tem em carteira.

 

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.