Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Notícias

Governo aprova novas sociedades para investir no imobiliário

15.01.2019 - Expresso

Na passada quinta-feira, o governo aprovou a criação de ‘trusts’ de imobiliário em Portugal. O diploma, em forma de decreto-lei foi aprovado em Conselho de Ministros. Os novos instrumentos chamar-se-ão SIGI (sociedades de investimento e gestão imobiliária) e serão muito semelhantes aquilo que no estrangeiro é conhecido por REIT – real estate investment trusts.

Estes veículos têm a particularidade de serem cotados em bolsa, de concentrarem o investimento maioritariamente em ativos imobiliários para arrendamento e de terem uma regulação muito ligeira. Do ponto de vista fiscal, seguem genericamente as regras aplicáveis aos Organismos de Investimento Colectivo (fundos de investimento imobiliário e sociedades de investimento imobiliário).

No comunicado do Conselho de Ministros, o Governo diz que "acompanha-se, deste modo, uma tendência já consagrada noutros mercados europeus de referência, beneficiando da experiência de alguns Estados Membros".