Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Notícias

Proprietários poderão pagar IMI de uma vez até Maio

17.04.2019 - Idealista

Este ano há novas datas-limite de pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI). Pela primeira vez, os proprietários poderão pagar o imposto de uma só vez, em maio, mesmo que o valor exceda os 100 euros da primeira prestação. Até agora, era obrigatório fazer o pagamento em prestações a partir desse patamar.

As principais diferenças são estas: o valor da primeira prestação baixou de 250 para 100 euros e a data de pagamento passou de abril para maio. Na prática, os contribuintes têm agora a possibilidade pagar o IMI de uma só vez ao invés de terem de efetuar dois ou três pagamentos.

Na nota de liquidação - começa este mês a chegar a casa dos proprietários de imóveis - é disponibilizada uma referência para o pagamento da primeira prestação e uma segunda referência para o pagamento do valor total, sendo a data limite igual, ou seja, 31 de maio.

Quem quiser continuar a fazer o pagamento em prestações poderá continuar a fazê-lo. Os prazos de pagamento são os seguintes:

  • Entre 100 e 500 euros: pagamento em duas prestações, em maio e novembro; 
  • Montantes superiores a 500 euros: pagamento em três prestações, nos meses de maio, agosto e novembro.