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RE/MAX Collection Siimgroup é aposta ganha

22.05.2018 - Jornal Público

Abriu, há quatro anos, a primeira loja Collection em Portugal destinada ao segmento de luxo e associada à RE/MAX. Um “desafio” assumido pelo Siimgroup, mas que compensou, disse ao Público Imobiliário Assunção Ravara, responsável pela marca Collection no Siimgroup.

“O mercado de segmento alto tem vindo a gerar constantes e novas soluções imobiliárias, demostrando a evolução positiva que se regista atualmente neste setor”, comentou ao Público Imobiliário Assunção Ravara, responsável pela marca RE/MAX Collection do Siimgroup, cuja primeira loja foi inaugurada há quatro anos. Aliás, o segmento alto, neste momento, representa cerca de 50% das vendas do Siimgroup. “Em 2017, foram transacionados cerca de 120 milhões de euros em imóveis Collection, num total de cerca de 250 milhões de euros transacionados pelo grupo que integra a rede nacional RE/MAX”.

Em termos de procura neste mercado, Assunção Ravara diz serem os estrangeiros que ocupam a maior fatia. “Os brasileiros e os franceses estão a apostar muito no nosso imobiliário. Existe um investimento em Portugal pelas mais-valias que apresenta, o clima, a diversidade da paisagem, a riqueza patrimonial, as acessibilidades terrestres e marítimas, as ligações aéreas diárias para os principais aeroportos do mundo, são alguns dos exemplos que apontam”.

Incentivos refletem procura.
Para além disso, a responsável pela marca assume que o resultado que os programas de apoio e incentivo ao investimento estrangeiro têm tido para a economia nacional também se refletem nesta procura (como os programas de Residentes Não Habituais e os Golden Visa).

“Quando falamos de evolução, falamos também de um cliente mais exigente que tem mais informação e mais pontos de oferta. Isto obriga-nos, enquanto consultores, a ter um conhecimento mais profundo por parte do próprio mercado e do cliente em questão. O mercado exige, acima de tudo, profi ssionalismo e dedicação. É fundamental compreender o luxo e as características que o diferenciam, identificar e conhecer o consumidor deste produto e serviço, defi nindo e implementando estratégias de marketing, obtendo uma visão atual do mercado em Portugal, e conhecendo as tendências e desafios que este mercado nos vai oferecendo no futuro”.

Assunção Ravara opina que todo o mercado imobiliário está em mudança, o que leva a novas soluções imobiliárias. “Exemplo disso é a reabilitação urbana, que tem vindo a incrementar e assegurar um crescimento. Existe uma aposta nesta área, permitindo que se requalifiquem espaços outrora degradados que trazem benefícios para a cidade em que se encontram e aumentam, assim, as apostas de crescimento local”.

Outro aspeto interessante salientado pela responsável é a crescente procura por zonas mais rurais próximas das grandes cidades permitindo haver uma maior qualidade de vida. “Todos estes aspetos mostram que existe uma nova tendência de mercado. Novas procuras, novos perfi s de consumidores. O que nos leva a acreditar que ainda existe um mundo a explorar, dentro do mercado imobiliário”.