A atividade de mediação imobiliária é acima de tudo uma atividade de relação entre pessoas. De uma forma simples, o papel de um consultor é fazer a ligação entre quem tem a necessidade de vender com quem tem a necessidade de comprar. E quanto melhor ele gere esta relação, melhores resultados terá.
Mas para quem está a dar os primeiros passos como Consultor Imobiliário, surgem algumas dúvidas. Como chegar a essas pessoas? Ou como chegar a mais pessoas? Como posicionar-se como uma solução imobiliária para o maior número possível de potenciais clientes?
Apresentamos três fatores que levam um consultor a alcançar excelentes resultados:
1) ESTAR NA MENTE DAS PESSOAS
Para ser escolhido pelos clientes, um consultor precisa, em primeiro lugar, que as pessoas saibam que ele existe e que é uma solução para todas as suas necessidades imobiliárias. Para isso, não basta apenas fazer uns cartões, distribuir flyers, realizar uns telefonemas ou enviar alguns e-mails. É preciso estar na mente dos potenciais clientes, mesmo antes que eles sintam as necessidades imobiliárias. E no maior número possível de pessoas.
Como alcançar esse objetivo?
• Ter uma comunicação sistematizada com as pessoas – e com o maior número possível de pessoas. Por exemplo, falar de 15 em 15 dias com os seus contactos. Fazer um update, falar rapidamente sobre como está a vida do cliente ou convidá-o para um café. E subtilmente introduzir nas conversas algo do seu trabalho como consultor.
• Enviar e-mails regulares com bom conteúdo sobre o sector imobiliário.
• Posicionar-se nas conversas e nos contactos como consultor imobiliário, sem precisar de “gritar” que está a iniciar-se na atividade. Adquirir confiança e robustez no assunto, estudar as tendências de mercado e passar o máximo de segurança na comunicação.
“Mas como passar confiança, se ainda não tenho resultados, se ainda não vendi nada?”
2) EXPOSIÇÃO DE RESULTADOS
Os clientes gostam e preferem trabalhar com consultores que têm resultados para mostrar. A inexperiência é um desafio para quem está a começar no setor. Mas há como ultrapassar esta fase e transmitir confiança às pessoas.
• Encarar os resultados da agência ou grupo imobiliário onde o consultor se insere, também como os seus resultados. É a sua equipa, a sua estrutura que vende. E ao trazer um cliente para si, está a trazê-lo para esta organização que já funciona e tem experiência no mercado. Os consultores experientes usam os mesmos sites, os mesmos advogados, a mesma equipa de marketing, o mesmo escritório que o consultor também utilizará ao angariar o imóvel de um cliente ou ao mostrar casas a compradores.
3) ENVOLVIMENTO NO MEIO
O terceiro fator, também muito importante, é o envolvimento no meio. Ninguém gostará de entregar a sua casa à responsabilidade de um consultor “solitário”. Ou seja, que não demonstre ter uma ampla rede de contactos com colegas que poderão trazer clientes compradores para o imóvel. Inclusive com consultores de outras redes imobiliárias, não apenas da sua, porque o interesse do proprietário deve sempre prevalecer.
Por isso, é fundamental que o Consultor demonstre em conversas e nas suas redes sociais, que participa em eventos, congressos, feiras e palestras ligadas ao imobiliário. Tirar fotos com outros consultores, mostrar aos seus clientes que é a ponte entre as suas necessidades e uma gama imensa de pessoas que saberão que o imóvel dele estará no mercado.